O que é

ETL reverso: o que é e como funciona?

ETL reverso é uma tecnologia que permite que as empresas movam dados transformados de seu armazém em nuvem para ferramentas operacionais de negócios. Ele lança uma nova abordagem para tornar os dados acionáveis e resolver o problema “last mile” em análise, capacitando as equipes de negócios a acessar—e agir sobre—transformou dados diretamente nas ferramentas SaaS que já possuem use todos os dias.

O que o ETL Reverso desbloqueia?

Ao democratizar o acesso aos dados dessa maneira, o ETL reverso está alimentando um novo paradigma conhecido como análise operacional—a prática de fornecer informações das equipas de dados às equipas de negócios no seu fluxo de trabalho habitual para que possam tomar decisões mais informadas sobre os dados. O ETL reverso “operacionaliza” os mesmos dados que alimentam relatórios em uma ferramenta de BI, tornando-a acessível e acionável em ferramentas SaaS a jusante.

Onde o ETL Reverso se encaixa na pilha de dados moderna?

O ETL reverso chega na “última milha”, depois que os dados foram coletados e armazenados em seu armazém através de um processo ETL. Em seguida, os dados geralmente são modelados com uma ferramenta de transformação como dbt. Em seguida, as soluções ETL reversas enviam esses dados de volta para as ferramentas nas quais sua empresa depende (como CRMs, ferramentas de anúncios, ferramentas de email e muito mais).

Quais são os recursos que uma ferramenta ETL Reverso precisa ter?

Os pipelines ETL reversos podem ser personalizados, mas, como muitos desafios de engenharia de dados, eles exigem recursos significativos para projetar, construir e manter. Equipes sem engenheiros de dados de sobra estão usando ferramentas ETL reversas que possibilitam que as equipes de negócios projetem e criem pipelines usando apenas SQL— sem APIs de terceiros ou scripts personalizados necessários. Além de apenas a transferência de dados, também existem recursos cruciais que as principais ferramentas de ETL reverso fornecem que são difíceis de construir internamente:

  • Recursos de observabilidade, como um depurador e log, para que você saiba quais chamadas e operações de API a ferramenta está fazendo em seu nome.
  • Alertar em ferramentas como Slack, Pagerduty e Datadog quando a sincronização muda ou falha.
  • Controle de versão do Syncs através do Git.
  • Visual Audience Builder para equipes de negócios para filtrar visualmente os dados em cima dos modelos que a equipe de dados construiu.

Por que você precisa sobre o ETL Reverso?

Se você está procurando maneiras de tornar seus dados mais acionáveis e resolver o problema “last mile” na análise, o ETL reverso é uma solução que vale a pena considerar. Ele pode ajudar você a:

  • Democratizar o acesso aos dados, permitindo que as equipes de negócios usem os dados de que precisam para tomar decisões melhores.
  • Operacionalizar os dados, tornando-os acessíveis e acionáveis nas ferramentas que sua empresa usa todos os dias.
  • Melhorar a experiência do cliente, fornecendo insights personalizados e oportunos.
  • Tomar decisões de negócios mais informadas, com base em dados.

Se você está pronto para tirar o máximo proveito de seus dados, o ETL reverso é uma ferramenta que você deve considerar.

Em resumo, o ETL reverso está revolucionando a maneira como as empresas lidam com seus dados, tornando-os acessíveis e acionáveis para as equipes operacionais. Isso não apenas permite decisões mais informadas, mas também capacita as empresas a oferecer experiências mais personalizadas aos clientes, impulsionando o sucesso nos negócios em um mundo movido a dados.

Referência: Modern Data Stack

Almir F. Junior

É o fundador e editor do BD, onde escreve sobre tecnologia e outros assuntos abrangentemente. Em seu tempo livre, ele adora ler, assistir filmes, correr, e, principalmente, estar junto com a sua família.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *