Pular para o conteúdo

GNOME 43.5 lançado com painel de exibição aprimorado e correções de segurança do navegador

GNOME 43.5 lançado com painel de exibição aprimorado e correções de segurança do navegador

O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 43.5, a quinta atualização de manutenção da série GNOME 43 estável. Esta versão inclui várias alterações, como suporte para proporções de 32:9 e ordenação de monitor aprimorada no painel Exibir em Configurações.

A atualização também apresenta uso reduzido de largura de banda de memória para determinadas GPUs no Mutter (43.4), suporte aprimorado para arrastar e soltar e ordenação de arquivos após renomear no Nautilus (43.3) e atualizações para o navegador Epiphany (GNOME Web) e o software de virtualização GNOME Boxes.

A nova versão do Epiphany inclui a codificação adequada de URLs copiados da barra de endereços, oculta a estrela de favoritos no modo de aplicativo e evita o preenchimento automático de senhas em contextos de sandbox, abordando a vulnerabilidade CVE-2023-26081.

O GNOME Boxes agora suporta OVF como um formato de mídia de instalação reconhecido, lida melhor com a importação de imagens brutas e usa o tipo mime ao validar arquivos OVA. Esta versão também aborda alguns pequenos vazamentos de memória no GNOME Shell (43.4), GNOME Software (43.5), Mutter, Epiphany e Nautilus, além de corrigir vários erros e traduções de idiomas.

Os usuários do GNOME 43 devem atualizar suas instalações para a versão 43.5 assim que os pacotes estiverem disponíveis nos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux. A próxima atualização planejada, GNOME 43.6, deve ser lançada em meados de abril de 2023.

Além disso, o Projeto GNOME lançou o GNOME 42.10, a atualização de manutenção final da série GNOME 42, que agora é considerada EOL. Os usuários do GNOME 42 são encorajados a atualizar para 42.10 ou atualizar para o GNOME 43.

Sair da versão mobile